Maria João Miguel

PROFESSORA

MENSAGEM

0

CURSOS

0

SEGUIDORES

0

CLASSIFICAÇÃO

Início Os professores

Maria João Miguel

CURRICULUM

Aos 12 anos decidi ser atriz, numa altura em que ainda se escrevia “actriz”. Aos 14 optei por ter Expressão Dramática na escola Secundária e aos 17 entrei para o Conservatório de Teatro (Escola Superior de Teatro e Cinema). A experiência que tive em Expressão Dramática fez-me compreender que o que me apaixonava pelo teatro era a forma como este nos transformava e nos fazia descobrir “coisas” em nós. Durante o Conservatório, comecei a trabalhar profissionalmente. Apercebi-me então que não queria fazer apenas teatro e que tinha de dar aulas. Tinha necessidade de estar em contacto com outras realidades para poder criar. Por isso, enquanto trabalhava no palco com outros criadores, fui, paralelamente, conhecendo outros mundos, procurando crescer socialmente.

Aos 20 comecei a dar aulas no curso profissional de Animador Sociocultural da Escola Profissional Almirante Domingos Tasso Figueiredo e em 2003 comecei um longo trabalho de 10 anos com o Agrupamento de Escolas de Vialonga onde estive envolvida em vários projetos, trabalhei com jovens dos currículos regular, alternativo e funcional.

Nos últimos 25 anos tenho investido não só no meu trabalho de encenadora, diretora de dobragens, dobradora, contadora de histórias, mas também enquanto formadora. Aqui eu posso “tocar” nas pessoas diretamente, posso utilizar as ferramentas do teatro para fazer com que os formandos se escutem e escutem os outros. Posso fazer com que se experimentem, que explorem a sua criatividade, descubram o seu corpo e a sua voz e, em conjunto, construam espetáculos. Tenho como principal objetivo fazer com que as pessoas se sintam coautoras do trabalho realizado, que se sintam envolvidas e responsáveis pelo que fizeram. Por isso, é com regularidade que coloco os grupos de trabalho a escreverem os textos e a fazerem investigação, ou seja, a cuidarem do espectáculo. Tenho dado formação a crianças, a jovens, a adultos, a apaixonados pelo teatro, a profissionais e a estudantes de teatro.

EDUCAÇÃO

Mestrado em Teatro, Especialização em Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa, 2010).

Licenciatura em Teatro, ramo: Estudos Teatrais na área de Direção de Atores da Esc. Sup. Música e Artes do Espectáculo (Porto, 2001).

Bacharelato em Formação de Ator da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (Lisboa, 1998).

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2021).

Curso de Formação de Formadores do IEFP (1999).

Ao longo dos anos fiz formação com: Carlo Boso (Commedia dell’Arte), Mario Gonzalez (Preparação à Máscara - Commedia dell’Arte)Filipe Crowford (Iniciação à Máscara de Commedia dell’Arte)Adriano Lurissevich (Criação de Canovaccio e Lazzi – Commedia dell’Arte), Marie-Christine Wavreille (En Corps Alleurs - Movimento), Paulina Klimovitskaya (O Impulso no Ator, sobre Jerzy Grotowski), Luca Aprea (Teatro e Movimento), Martha Moore (Composição Coreográfica), Marcia Haufrecht (O Método de Actor’s Studio).

Quaisquer seguidores encontrados
Qualquer revisão fundada
Qualquer curso atribuído

Enviar : od@oficinadadanca.com

Telefone : (+351) 919551485

Localização : Quinta da Bicuda

Contacte-me